terça-feira, 24 de abril de 2018

Pela emancipação da mulher

"A emancipação da Mulher não está na igualdade desta perante o homem, nas prerrogativas políticas, de mando e de trabalho, mas sim na emancipação da Humanidade da tutela política e na Igualdade econômica e social de todo o gênero humano. A mulher não é escrava do homem..., mas escrava juntamente com o homem de mil preconceitos e vítima como ele da exploração [...] Nós devemos é lutar... junto aos homens para que a emancipação seja um fato, ...para todas as pessoas...para a Humanidade..."
[Isabel Cerruti - sp 1922]


"Sabemos que a mulher é considerada como ser inferior e fraco devido à influência religiosa, que faz com que ela por si mesma se considere sem o direito de lutar em favor de suas reivindicações. Vemos, em todas as indústrias, o braço da mulher explorada miseravelmente como produtor de mão-de- obra barata pelos capitalistas, e compreendemos que ninguém senão elas mesmas pode e deve lutar para seu próprio bem-estar. [...] E não podem nem devem esperar de nenhum partido político ou Governo a sua defesa econômica, física ou moral; porque a História não registrou fatos desta natureza."
 [Alzira Werkauzer]

"Já é tempo da mulher se livrar das cadeias do servilismo e da humilhação que até agora a têm impedido de ocupar o seu posto na luta pela liberdade. A humanidade precisa de homens emancipados para o progresso da sua evolução e não de bonecos embrutecidos pelo fanatismo. Como, porém, conseguir este ideal, quando a mulher, que tem ao seu cuidado a educação da prole, é um ser embrutecido pela ignorância e incapaz de agir independentemente? O clero tem nisto grande responsabilidade. [...] A vós homens livres que almejais a liberdade, a vós eu me dirijo para incitar-vos a que empregueis todos os meios persuasivos a fim de estimular as vossas companheiras e as vossas filhas a tomar parte nessa obra de elevação intelectual e moral, base primordial da sua libertação! Companheiras! Já não é sem tempo que as vossas faculdades recuperem a sua lucidez e vivacidade. Sejamos eficazes colaboradoras da grande tarefa da redenção humana. [...] Propaguemos, para bem da humanidade, o nosso ideal de amor, de justiça e de liberdade."
[Angelina Soares - 1913]


"É preciso, sobretudo que a mulher se instrua e que divulgue as leituras fortes e úteis, fazendo compreender que somos uma poderosa e formidável energia no grande contingente das energias sociais. [...] A nossa ignorância é cultivada calculadamente. A instrução não se resume ao acúmulo de conhecimento puro e simples.  É, antes de tudo, uma educação capaz de despertar nossa consciência crítica para combater os valores que tradicionalmente nos hostiliza, limitando nossa ação transformadora."
[Maria Lacerda de Moura]