quarta-feira, 10 de abril de 2013

Smartphone tem gosto de quê?


- Eu trabalho pra me sustentar, saúde não tenho, educação tá em falta, comida tá difícil, mas a eu vi na tv que o que preciso mesmo é daquele tal de iphone que tá na moda. E, bem, se ela disse deve ser importante mesmo; não sei pra quê, mas tá todo mundo comprando, menina. Moro numa ruazinha que nem calçada tem. Minha casa fica num local de risco, assim disseram os bombeiros, quando chove é de dá medo... Já pensou se alaga tudo e leva minha televisão de plasma ultra mega moderna (que tô pagando em 36 vezes sem juros no cartão) na correnteza?

O preço do tomate subiu. O da banana também. Farinha agora é 8 reais. "Foi-se o tempo que pirão era comida de pobre". Em contrapartida, o preço do smartphone caiu. E esses outros aparelhos eletrônicos estão com desconto.

Não é porque as propagandas dizem que é "essencial" para a vida no séc 21, que eu tenho que comprar esse Ipad. Sabe, eu não preciso ficar cheia de dívidas porque alguém disse que é importante ter o carro do ano ou o celular do ano ou a televisão do ano. Enquanto nosso prato de comida fica cada vez mais pobre, os bolsos ''deles'' ficam cada vez mais pesados. Só porque você não quer se sentir ultrapassado e fora de moda.
Porra, que tecnologia é essa que só nos faz retroceder? Sabe, a fome não é moda, a pobreza também não. O verdadeiro produto é você, que se deixa levar por um anúncio qualquer, e é explorado, extorquido e assassinado. Você que aceita as condições que ''eles'' impõem e se mantém calado se divertindo com o novo brinquedinho. Você que reclama mas não tira a bunda do sofá nem os olhos da tv. Agora me diga, quando a grana não der pra ter uma casa ou ir ao médico, quando o dinheiro faltar pra comida, pra fazer a feira, você vai comer celular?