terça-feira, 19 de maio de 2020

''Depois que escurece, o bagulho é doido''

A data de hoje, em 1925, é o dia do nascimento de Malcolm X, o mesmo dia em que, 95 anos depois, acordo com a notícia de que mais uma criança preta foi assassinada em uma operação da polícia. Não me interessa se os brancos sabem quem foi ele, não me interessa até mesmo se pretos acadêmicos submetidos às ideologias de brancos estudem sobre ele (podendo eu mesma estar nesse grupo). O que me questiono é como as favelas, as periferias, os guetos não o conhecem, se justamente esse era o público-alvo dele?

Penso que se o conhecessem, o grupo de traficantes não entraria na casa de inocentes para fugir da PM resultando em mortes de mais crianças pretas marginalizadas; penso que esse grupo de traficantes poderia ser um dos braços armados do movimento negro organizado, com leis próprias, poderia continuar com atividades ilícitas sim para capitar recursos e burlar esse sistema racista sem colocar vidas pretas em risco, principalmente a de crianças; penso que a população preta unida poderia adotar estratégias como rotas de fuga das autoridades sem resultar em mortes inocentes, e sobretudo, essas autoridades não teriam pretos capitães do mato para usar como massa de manobra, não existiriam pretos dentro da polícia militar; penso que se o conhecessem realmente, seria adotada uma postura moral, muitos comportamentos que nos levam ao precipício seriam abandonados, como o vício em drogas, especialmente o álcool e a cocaína, o estímulo à ostentação capitalista, a violência doméstica, a depravação sexual e a prostituição.

Ele pregava uma postura, de combate ao racismo e de proteção e organização preta, e eu acredito que é justamente isso que nos falta: postura; a liberdade pra mim não é você poder fazer o que quiser, sem arcar com as consequências, penso que liberdade é ter a capacidade de reflexão e poder escolher o melhor pra si e para os outros, buscando o equilíbrio e assumindo o resultado dessa escolha. A sociedade pode definir o meio em que vivemos, mas nós é que escolhemos a nossa conduta.

Pra falar a verdade, eu nem o conheço bem também, talvez por isso eu só... penso, e não faço nada demais para agir.

O dia chora.