terça-feira, 29 de maio de 2018

"Conhecimento é autonomia"

Sem dúvidas (embora com muitas delas), a palavra mais dita em minhas aulas é "por que". Hoje sou eu quem pergunto para que logo daqui a pouco sejam eles. Vivendo novas experiências trocando ideia com crianças de uma faixa etária que eu não tava acostumada, tenho percebido que alguma coisa acontece depois da primeira infância. Os "'por que's" diminuem e chegam a ser novidade na construção do conhecimento. Será que essa coisa que acontece é a entrada na escola? É o encontro com o conhecimento tabulado em disciplinas? Num ambiente que lista o que devemos aprender sobra espaço pra dúvidas? Esse modelo de ensino me aflige tanto. A escola parece não ser lugar de reflexão. Raramente estimuladas e raramente bem vindas. E um resultado é pensamento que não vê o todo, não enxerga as relações, as conexões, causas e consequência entre o que chamam de diferentes áreas do conhecimento. Conhecimento é autonomia. Conhecimento dá poder. Carrego comigo esse desejo de ajudar pessoas a se emanciparem, a enxergarem as correntes. Eu não desistirei dos meus '"por que's" e espero que as crianças tbm não.

- Mariana Rosas -