[...]Anarquia é um estado de sociedade governada pela razão, pela ordem voluntária e pela educação. Em Anarquia todos os seres humanos tem direito á vida e ao usufruto das riquezas naturais e advindas do trabalho livremente associado. É uma comunidade humana baseada fundamentalmente na liberdade que permite aos indivíduos desenvolver todas as suas potencialidades criadoras, artísticas e o sentido da solidariedade com o "mágico poder" de ligar os homens emocionalmente pelo coração e pelo cérebro.
O anarquista é, portanto, uma pessoa adepta da Anarquia. Um cidadão contrário à desigualdade existente nas sociedades mercantilistas, bélicas, imperialistas, exploradoras que alienam e subjugam as pessoas em prejuízo da felicidade, da vida!
Para os anarquistas a coisa mais importante a preservar e desenvolver é o ser humano; por isso advoga a liberdade integral (física, psíquica, religiosa, política, econômica, etc) como meio de permitir a cada indivíduo a possibilidade de despertar e desenvolver todas as suas capacidades e aptidões, sem temores, cerceamentos e/ou frustrações.
- A doutrina anarquista ao alcance de todos - José Oiticica -