quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Carlos Bernardo González em 'Bases para sua conduta'

Parte I

As observações que fizer sobre seus semelhantes e sobre as coisas a seu alcance lhe permitirão aperfeiçoar-se em alto grau, corrigindo suas deficiências e exaltando suas qualidades. Assim, por exemplo, todo o belo e bom que vir nos demais lhe servirá para reproduzi-lo em você; e se o que observar neles lhe for, pelo contrário, desagradável – seus procedimentos, sua conduta, etc. –, aproveitá-lo para julgar as impressões que seus semelhantes receberiam de você, se tivesse as mesmas atitudes, a mesma conduta. Tratará, pois, por todos os meios e com grande vontade, de não reproduzir aquilo que a você mesmo tiver causado má impressão.

É conveniente escrever, em ordenadas anotações, as impressões que recolher, assim como as apreciações sobre o que observar diariamente, já que depois elas haverão de servir-lhe para formular valiosas reflexões. O ato de escrever o levará, além disso, a exercitar o manejo correto do idioma; e o habilitará, mais tarde, para concretizá-lo em artigos ou livros, quando sua inteligência houver aprendido a amadurecer os temas centrais que você desejar expor. Fará isto cuidando sempre de que suas expressões reflitam humildade, para que a ninguém pareça chocante o que escrever, mas sim agradável, atraente e ameno.

Quero que surja em você a iniciativa de expressar com clareza seu pensamento; que se aperfeiçoe não só na arte de escrever, mas também na de falar. Cultive-se em todo instante; pense, pense muito, e faça-o com alegria

Preocupe-se em forjar um porvir, mas não pretenda fazê-lo em pouco tempo. Recorde que tampouco conseguirá nada se não começar pondo mãos à obra.

Una ao esforço a inteligência; você trabalhará menos e fará mais.