sábado, 13 de junho de 2020

Liberdade e o quê mais?

Social democracia, liberalismo social, comunismo libertário... tudo é utopia. Num contexto em que qualquer uma delas poderia ter dado certo, todas deram completamente errado e a minha resposta a isso é porque o ser humano é, em si, imundo. Acho graça quando falam de lutar pela implementação do sistema ideal, mais graça ainda ao saber que cada um tem seu conceito de mundo ideal. Pra mim há claras distinções entre o ideal e o real, um deve sim existir para se opor e complementar ao outro, mas tentar uni-los é pura ilusão. Como meu idealismo sobreviveria na realidade? Eu respondo: não sobreviveu. Parafraseando Pessoa, tenho uma espécie de dever de sonhar sempre, é o que me abraça, me ajuda, me acolhe no mundo das ideias já que no mundo material preciso de fato ser uma guerreira do cotidiano e resistir às incompletudes inquietantes das sociedades e dos indivíduos. Às vezes, mesmo não sabendo e não querendo separá-los, logo percebo a ineficiência de se pensar nisso com um objetivo final de felicidade coletiva, porque os homens são individualistas inatos e se utilizam disso para fins egoístas com tendências à crueldade exacerbada para com os outros seres vivos. Os processos ocorridos no espaço-tempo nos trouxeram até aqui, no entanto, nossas inspirações e aspirações continuam as mesmas, as teorias foram complementadas, a tecnologia proporcionou melhorias físicas, a ciência nos orientou para as possíveis soluções, os erros foram desacreditados, contudo, repetidos e pior, aprimorados. Sofremos das mesmas mazelas, só que em escalas diferentes; em tempos históricos diferentes, a mesma essência de problemas. Insight para a realidade: uma revolução social é ineficaz, não há unidade de ação e pensamento, eu mesma não quero me tornar uno com aqueles em que deposito o meu desprezo. Se vamos tratar de revoluções, estas devem ser por todos os lugares constantes, pois assim é que são as guerras. O ser ou o grupo que melhor se organizar estará na frente, o poder é a organização, a inteligência na face de estratégia. Mesmo que consigamos um estado de bem estar social brando, já que composto por homens, sempre estará sujeito às ambições e corrupções. Mesmo que com boas intenções, posso eu subjugar toda à natureza aos meus anseios? E se assim eu me tornar uma tirana? Se tenho essa dúvida em mim, como posso entregar minha confiança ao outro que é tão demasiadamente humano como eu? É necessário haver oposição permanentemente. Os evoluídos, aqueles em que acreditamos estar acima disso tudo, não podem nos guiar pois já não estão mais aqui. Tento ir buscando esse tipo de evolução também por realmente acreditar que a felicidade geral virá a longo prazo; a longo prazo todos estaremos mortos.