quinta-feira, 25 de junho de 2020

Trecho da Entrevista de Robert Penn Warren com Malcolm X - Junho/1964

Eu acho que Nehru provavelmente era um bom homem, apesar de não ser o que eu faria. Eu não gosto de ninguém que seja passivo. Não gosto de ninguém que é... que é... Que defende o pacifismo ou o sofrimento pacífico de qualquer forma. Eu não admiro isso.
(...)
Eu admiro Mao Tsetung muito mais do que Nehru, porque acho que Nehru trouxe ao seu país o papel de mendigo. Esse papel da Índia e sua dependência do Ocidente dura há anos, desde que ela conquistou sua suposta independência, hoje a mantém tão desamparada e dependente como na primeira independência. Enquanto na China, os chineses lutaram por sua independência. Eles se tornaram militantes desde o início, e hoje eles são [independentes]... Mesmo que não sejam amados, eles são respeitados. Embora o Ocidente não os ame, o Ocidente os respeita. Agora, o Ocidente não respeita a Índia, mas ama a Índia.
(...)
Admiro a posição da China e a posição de Mao Tsetung, mas não posso admirar com respeito a posição de Nehru na Índia. Não consigo fazer isso.